Guaco

Guaco(Mikania glomerata Spreng)

Para que serve:

1. Problemas respiratórios:

O guaco é amplamente utilizado no tratamento de condições respiratórias, como bronquite, gripe, asma, tosse, rouquidão e garganta inflamada. Ele possui propriedades broncodilatadoras e expectorantes que auxiliam na melhora dos sintomas.

2. Alergias:

Devido às suas propriedades antialérgicas, o guaco pode ser usado para aliviar sintomas de alergias.

3. Febre:

Pode ser utilizado como febrífugo, ajudando a reduzir a febre.

4. Problemas cardiovasculares:

O guaco possui propriedades vasodilatadoras e anticoagulantes que podem ser úteis no tratamento de condições cardiovasculares, como trombose, pressão alta e angina de peito.

5. Problemas gastrointestinais:

O guaco também pode ser utilizado para tratar gastrite, úlceras e falta de apetite.

6. Doenças infecciosas:

Devido às suas propriedades antibacterianas, antifúngicas e antiparasitárias, o guaco pode ser usado no tratamento de infecções causadas por bactérias, fungos e parasitas.

7. Doenças relacionadas a dores:

O guaco pode auxiliar no alívio de diferentes tipos de dores, incluindo neuralgia e reumatismo.

Como usar:

Chá de guaco:

    • Ingredientes: 3 gramas de folhas secas ou 5 gramas de folhas frescas de guaco e 150 mL de água fervida.
    • Modo de preparo: Coloque as folhas de guaco na água fervida e deixe por 10 minutos. Coe e beba até 3 vezes ao dia.

Tintura de guaco:

    • Ingredientes: 100 gramas de folhas de guaco trituradas e 300 mL de álcool de cereais.
    • Modo de preparo: Coloque as folhas trituradas em um frasco escuro com o álcool de cereais. Deixe repousar durante 2 semanas em local fresco e arejado, agitando a mistura uma vez por dia. Coe e aplique em uma compressa sobre a região afetada. A tintura de guaco é apenas para uso externo.

Possíveis efeitos colaterais:

O uso prolongado ou em quantidades excessivas de guaco pode causar efeitos colaterais, como hemorragias, aumento dos batimentos cardíacos, vômitos e diarreia. O guaco contém cumarina, que pode agravar quadros de falta de ar e tosse em pessoas com alergia a esse componente.

Quem não deve usar:

O guaco não é recomendado para pessoas com alergia a esta planta, câncer, tuberculose, diabetes e doenças no fígado. Deve ser evitado por crianças menores de 1 ano, mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Além disso, o guaco contém cumarina, um componente com ação anticoagulante, e, portanto, não é recomendado para pessoas que utilizam medicamentos anticoagulantes.

É importante sempre buscar orientação médica ou de um fitoterapeuta antes de usar o guaco ou qualquer outra planta medicinal, especialmente se você estiver lidando com condições de saúde específicas ou estiver tomando outros medicamentos.