Hibisco

Nome Comum: Hibisco

Nome Científico: Hibiscus sabdariffa

Benefícios do chá de hibisco:

Diminuir a pressão arterial:

O chá de hibisco pode ajudar a prevenir e controlar a hipertensão arterial leve e moderada devido às suas propriedades antioxidantes e efeito diurético.

Promover a saúde do coração:

Além de reduzir a pressão arterial, o chá de hibisco pode ajudar a diminuir o colesterol LDL (“mau”) e os triglicerídeos, bem como aumentar o colesterol HDL (“bom”).

Regular o açúcar no sangue:

O chá de hibisco pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, inibindo a atividade de algumas enzimas que digerem carboidratos.

Favorecer a perda de peso:

Os polifenóis presentes no chá de hibisco podem contribuir para a perda de peso, regulando os níveis de açúcar no sangue, diminuindo a absorção de carboidratos e melhorando o metabolismo das gorduras.

Cuidar da saúde do fígado:

O chá de hibisco pode inibir a produção de ácidos graxos no fígado, melhorando seu funcionamento e auxiliando na desintoxicação.

Propriedades antioxidantes:

Rico em polifenóis, o chá de hibisco possui propriedades antioxidantes que combatem o estresse oxidativo e reduzem o risco de doenças crônicas.

Combate a bactérias:

O hibisco possui propriedades antimicrobianas, que podem inibir a atividade de bactérias como a Escherichia coli, Staphylococcus aureus e Pseudomonas aeruginosa.

Prevenção de infecções urinárias:

Além das propriedades antimicrobianas, o chá de hibisco atua como diurético, ajudando a prevenir infecções urinárias.

Como preparar o chá de hibisco:

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de flores de hibisco desidratadas.
  • 400 mL de água fervente.

Modo de preparo:

  1. Adicione as flores de hibisco na água fervente.
  2. Deixe repousar por cerca de 5 minutos.
  3. Coe o chá.
  4. Beba morno pelo menos 3 vezes ao dia.

Para melhorar a pressão arterial, um estudo indicou que tomar diariamente o chá de hibisco preparado com 1 colher de sopa de hibisco em 500 mL de água fervente, 2 vezes por dia após as refeições, durante 4 semanas, pode ajudar. No entanto, é importante consultar um médico antes de começar o consumo regular de hibisco.

Contraindicações:

  • O chá de hibisco não deve ser consumido em conjunto com o medicamento hidroclorotiazida ou qualquer outro diurético, pois pode interagir com o medicamento e reduzir seu efeito.
  • Não é recomendado o consumo de chá de hibisco durante a gravidez, lactação, em crianças com menos de 12 anos e por pessoas com doença renal ou hepática, pois não existem estudos científicos que comprovem sua segurança nesses grupos.
  • Pessoas com hipertensão ou diabetes que estejam usando medicação devem consultar um médico antes de começar o consumo de hibisco para evitar hipoglicemia ou hipotensão.

É sempre importante buscar orientação médica ou de um nutricionista antes de iniciar o uso regular do chá de hibisco, especialmente se você tiver condições médicas específicas ou estiver tomando medicamentos.