Hortelã-Pimenta (Mentha piperita )
Para que serve:
1. Aliviar os sintomas de problemas no estômago:
A hortelã-pimenta é útil para aliviar sintomas de problemas no estômago, como gastrite, má digestão, náuseas e vômitos, devido às suas propriedades anti-inflamatórias, antieméticas e digestivas.
2. Ajudar no tratamento de problemas na pele:
Pode ser usada no tratamento de problemas na pele, como coceira e urticária, graças ao ácido rosmarínico, um composto com ação anti-inflamatória e calmante.
3. Combater o excesso de gases:
Ajuda a acalmar o intestino, reduzindo a produção de gases e auxiliando no tratamento do intestino irritável.
4. Aliviar dor muscular:
Atua como analgésico, aliviando a dor e a inflamação muscular e nervosa, sendo útil em casos de dores musculares, dores nos nervos, dores causadas pela atividade física ou dores reumáticas.
5. Aliviar dor de cabeça e enxaquecas:
É eficaz na redução de dores de cabeça, especialmente aquelas causadas por tensão ou enxaquecas, devido a seus compostos anti-inflamatórios e relaxantes.
6. Combater os sintomas da gripe e resfriado:
Possui propriedades descongestionantes e broncodilatadoras, ajudando a limpar os pulmões, aliviar a irritação na garganta, reduzir a tosse e descongestionar o nariz, o que a torna eficaz no alívio dos sintomas da gripe e resfriado.
7. Ajudar com problemas na boca:
A hortelã-pimenta pode acalmar a dor e a inflamação de feridas na boca devido às suas propriedades antissépticas.
8. Combater o mau hálito:
Devido ao seu aroma refrescante e propriedades antissépticas, a hortelã-pimenta ajuda a eliminar o mau hálito.
9. Ajudar a desinflamar:
Pode ser aplicada como óleo essencial na pele, auxiliando na redução da inflamação e estimulando a circulação sanguínea, especialmente após pancadas ou inflamações.
10. Diminuir a dor menstrual:
O consumo da hortelã-pimenta na forma de chá ou extrato concentrado pode aliviar as dores menstruais fortes, devido às substâncias naturais anti-inflamatórias.
11. Melhorar a insônia:
A hortelã-pimenta não contém cafeína e contém compostos como mentol e mentona, que possuem efeitos relaxantes, ajudando a melhorar o sono e reduzir o nervosismo.
Como usar a hortelã-pimenta:
1. Chá de hortelã-pimenta:
- Ingredientes: 1 colher de sopa de folhas de hortelã-pimenta e 150 mL de água.
- Modo de preparo: Ferva a água e, em seguida, retire do fogo e acrescente as folhas de hortelã-pimenta. Cubra e deixe repousar por 5 a 10 minutos. Coe e beba.
2. Cápsulas de hortelã-pimenta:
- A dose varia de acordo com a idade:
- Adultos: 1 a 2 cápsulas de hortelã-pimenta, até 3 vezes ao dia;
- Crianças e adolescentes de 12 a 17 anos de idade: 1 cápsula de hortelã-pimenta, até 3 vezes ao dia, sob orientação do pediatra;
- Crianças de 8 a 11 anos de idade: 1 cápsula de hortelã-pimenta, até 2 vezes ao dia, sob orientação do pediatra.
- Não deve ser usado por crianças com menos de 8 anos de idade.
- A dose varia de acordo com a idade:
3. Óleo essencial de hortelã-pimenta:
- Pode ser utilizado de várias maneiras, como em massagens e banhos, compressas, inalações de vapor e em vaporizadores e difusores. Sempre dilua o óleo essencial antes de aplicá-lo na pele.
Possíveis efeitos colaterais:
Os efeitos colaterais da hortelã-pimenta estão geralmente relacionados ao seu consumo excessivo e podem incluir reações alérgicas na pele, como coceira, ardor, vermelhidão ou urticária, bem como irritação das mucosas do estômago